John Nash, matemático que inspirou filme, morre em acidente nos EUA

O matemático John Forbes Nash Jr, de 86 anos, que inspirou o filme "Uma mente brilhante", morreu em um acidente de carro em Nova Jersey, nos Estados Unidos, no sábado (23).
John Nash e sua esposa em foto de 2002, na 74ª
cerimônia do Oscar
(Foto: Fred Pouser/File/Reuters)

Ele estava em um táxi com sua esposa, Alicia Nash, de 82 anos, que também morreu. Eles estavam em um táxi quando o motorista perdeu o controle do carro e bateu em uma mureta, informou Gregory Williams, sargento da polícia de Nova Jersey, segundo a ABC News. 

Eles moravam em Princeton. Nash ganhou o prêmio Nobel de economia em 1994 e trabalhou como pesquisador sênior de matemática na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. 

Mente brilhante 

Russell Crowe interpretou Nash em 2001 no filme "Uma mente brilhante" e mostrou a esquizofrenia do matemático, que causava um comportamento paranóico. 

O filme ganhou 4 estatuetas no Oscar, em 2002: melhor filme, diretor, melhor atriz coadjuvante e roteiro adaptado. No Twitter, Crowe escreveu: "Atordoado.....meu coração vai para John, Alicia e família. Uma parceria incrível. 

Mentes bonitas, corações bonitos". No início da semana, Nash estava na Noruega para receber o prêmio Abel para a matemática.

O prêmio é oferecido pela Academia Norueguesa de Ciências e Letras, que reconheceu o trabalho de Nash em equações diferenciais parciais.

Fonte: G1
Noticia Urgente - Copyright 2015 - Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.